quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Jaboatão-PE, lança plano de ação para combate às drogas entre jovens

Ações integradas vão combater o consumo e tratar dependentes.
Agentes de saúde e professores serão capacitados.
Um programa especial para ajudar no combate às drogas entre os jovens de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, está sendo lançado nesta sexta-feira (10). A intenção da prefeitura da cidade é que o Plano Municipal de Ações Integradas sobre Drogas atue na prevenção, no combate e tratamento. Ao todo, são 46 ações em conjunto, que já começaram a ser implantadas. Os detalhes foram divulgados pelo prefeito Elias Gomes, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta sexta.
“Estamos fazendo o plano de trás para frente. Nós já começamos na área da prevenção. E, nesse sentido, qualificamos professores, agentes de saúde, agentes sociais, que estão atuando na área do atendimento. Para isso, implantamos uma estrutura, com centro de tratamento, na área da reinserção. As pessoas atendidas já recebem também qualificação profissional, capacitação”, disse Elias Gomes.
Um dos principais focos de atuação do plano serão as escolas municipais de Jaboatão. Esses locais são apontados como o momento onde o adolescente tem contato com as drogas. “Os professores têm contato direto como esses alunos e já foram qualificados. A meta é 400 professores; já atingimos 50 % dessa meta, em 50 escolas do município. Eles, ao identificarem o consumo de drogas, encaminham para o Conselho Tutelar ou para o próprio centro de tratamento. Também os agentes de saúde, que atuam nas diversas regionais do município. Isso sempre buscando apoiar e não punir usuários de drogas”, comentou o prefeito.
Elias Gomes também informou que, em cada regional de Jaboatão, os jovens poderão se tratar nos Centros de Apoio Psicossocial (Caps), nos centros de tratamento ou através de convênio com ONGs, que oferecem o serviço. No caso de jovens com estado avançado em relação à dependência química, são oferecidos leitos para internamento provisório e convênios com instituições que recebem esses dependentes.
O plano será divulgado através de cartilhas distribuídas nas escolas de Jaboatão, que informam todas as ações e onde procurar tratamento. “Não por coincidência, estamos fazendo o lançamento desse plano, que é o Viver Melhor, durante o carnaval. A cartilha tem todas as informações para ter a população orientada. Esse é um tema que é tabu, mas precisamos tornar uma questão de domínio das famílias”, concluiu Elias Gom
Informações: 
 81-3361-5294 ou por e-mail: jabdrogas@gmail.com